Território ocupado pela agricultura triplica no Brasil e soja já ocupa área maior que a Itália

As leguminosas já tomam 4,53% do País, com 36 milhões de hectares plantados, do total de 55 milhões

22/11/2021


A área ocupada pelas lavouras no Brasil triplicou entre 1985 e 2020, passando de 19 milhões de hectares para 55 milhões. Desse total registrado no ano passado, 36 milhões são ocupados apenas por plantações de soja. Sozinha, a leguminosa ocupa 4,3% do território nacional - uma área superior à de países como Itália e Vietnã. As informações são do MapBiomas, que analisou imagens de satélite deste período.


A metade de todo o cultivo de soja no Brasil está no Cerrado. No entanto, a soja avançou sobre a Amazônia a partir dos anos 2000. São 5,2 milhões de hectares plantados, o que equivale a 14% da área total nacional desse cultivo. Outros 26% da área de soja no País ficam na Mata Atlântica, onde a soja se expandiu por 7,9 milhões de hectares entre 1985 e 2020.


O levantamento estima que a área do País ocupada pela agricultura seja ainda maior. É que além das áreas mapeadas diretamente como de cultivo agrícola, existe uma fração de áreas mapeadas como mosaico de agropecuária (45 milhões de hectares), que também incluem cultivos agrícolas.


O MapBiomas é uma iniciativa que reúne especialistas de universidades, instituições e ONGs para analisar imagens de satélite e criar séries históricas e mapeamento de uso e cobertura da terra no Brasil. O crescimento das áreas ocupadas pela agricultura foi observado em todos os biomas brasileiros, mas de forma mais acentuada no Cerrado.


Voltar

Aprimoramento constante, garantia de satisfação e uma colheita de alta performance com a melhor tecnologia em tratamento de sementes de soja.

Contate-nos

Rua 10, 456, Vila Agrícula,
Luís Eduardo Magalhães/BA

Seg - Sex 8h - 18h

Inscreva-se para atualizações

©Copyright | Sementes Líder 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por immagine.blog.br