Nosso processo

A principal preocupação da Sementes Líder é proporcionar ao produtor o melhor resultado por meio de sementes de alta qualidade.

04/06/2021


Se a principal preocupação do agricultor é o resultado ao final de cada safra, a principal preocupação da Sementes Líder é proporcionar ao produtor o melhor resultado por meio de sementes de alta qualidade. “A produção de semente é um processo bem complexo que envolve etapas internas e externas (parte de campo). Esse processo tem início na escolha dos parceiros, das áreas e das localizações geográficas em relação à unidade. Temos um critério bem detalhado quanto a isso. Nós distribuímos os campos de produção na região Oeste da Bahia, desde a Coaceral até o Jaborandi, onde se origina a nossa matéria prima, buscando minimizar os riscos de perda por qualidade. Então, a Líder contrata os produtores que estão instalados nessas regiões (possuímos entre 10 a 15 parceiros) e fornece sementes de qualidade superior com o intuito de obter uma pureza varietal e genética que é muito importante para o dinamismo de produção. Trabalhamos com várias cultivares que são direcionadas para a nossa região e para outras. Após a escolha desses parceiros, há um planejamento que vem do departamento comercial com a demanda para a próxima safra. Minha função e a da minha equipe é fazer com que esses números virem meta atingida”, afirma Flávio Gazolla, gerente de produção da Líder.




Formado em Engenharia Agronômica, Flávio trabalha na Líder desde 2002 e pontua a necessidade e importância do cumprimento com perfeição de cada etapa para manter um padrão de qualidade que só a Sementes Líder possui. “Dando início ao plantio, a gente entrega essas sementes certificadas com carga genética superior e os agricultores farão o plantio separadamente das áreas comerciais que eles possuem. Os cuidados que se exigem para que a semente final no ano seguinte tenha qualidade são exigidos um ano antes. A gente acompanha desde o plantio até a colheita esses campos de semente. Isso passa por todas as fases da cultura: o cuidado no plantio, cuidados necessários na condução da lavoura, focos importantes na pré-colheita, atenção aos percevejos (que podem ser fatores limitantes para a semente) e a atenção ao período chuvoso, que também é um fator determinante para a qualidade da semente. Então, nós temos uma equipe qualificada que acompanha e ajuda o nosso parceiro a tomar as decisões no momento certo visando sempre a uma semente dentro dos padrões da Líder”, pontua.

Mas não é só o plantio e o cultivo que merecem destaque. A pré-colheita e a colheita também possuem acompanhamento da equipe. “Com as sementes dentro dos padrões, iniciamos a colheita. Então, ainda dentro da seleção dos produtores, a questão dos equipamentos e a capacidade de colheita são fatores importantes. São praticamente duas semanas de colheita para todo o volume que a empresa necessita para um ano. Por isso, precisamos de parceiros que tenham capacidade para realizar essa colheita rápida e com qualidade e temos que estar preparados para receber todo esse fluxo diário de sementes. Caso a semente não esteja com qualidade, ela é descartada no campo mesmo.

Assim, nós garantimos que somente aquelas que já estão com alto nível de qualidade sejam encaminhadas para o beneficiamento em nossos equipamentos de ponta próprios para secagem e acondicionamento. Ao chegar na unidade, cada carga tem uma amostra coletada para nova análise com o intuito de informar o resultado de vigor e viabilidade para beneficiarmos a semente. Somente após esse processo, as sementes são recebidas, devidamente segregadas por variedade, passam por uma pré-limpeza, são padronizadas quanto a umidade (secagem se necessário), beneficiadas, embaladas, e armazenadas em câmaras climatizadas com total controle de umidade e temperatura, permanecendo por um período de aproximadamente seis meses, até o período de expedição”, conta Flávio.

Além de todo o procedimento de acompanhamento do plantio e cultivo das sementes, elas ainda passam por um crivo determinante para garantir a alta performance: os testes laboratoriais. Os testes são feitos ainda quando o material está pronto para ser colhido. Ao chegar na UBS, durante todo o processo de beneficiamento e armazenamento, as sementes passam novamente por algumas análises. Em suma, antes e durante o desenvolvimento da cultura, durante e depois do beneficiamento, são realizados testes para garantir uma semente de qualidade ao produtor.



Voltar

Aprimoramento constante, garantia de satisfação e uma colheita de alta performance com a melhor tecnologia em tratamento de sementes de soja.

Contate-nos

Rua 10, 456, Vila Agrícula,
Luís Eduardo Magalhães/BA

Seg - Sex 8h - 18h

Inscreva-se para atualizações

©Copyright | Sementes Líder 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por immagine.blog.br